Clima em Lucas do Rio Verde: por que investir em uma estação meteorológica?

clima em lucas do rio verde
6 minutos para ler

O clima de Lucas do Rio Verde é muito favorável para a produção rural. Isso pode ser ainda melhor aproveitado com a instalação de uma estação meteorológica e controle de clima em sua propriedade rural.

Além de possibilitar o acesso a indicadores pluviométricos (quantidade da precipitação de água), a previsões sobre quando choverá e às temperaturas máximas e mínimas da região, essa tecnologia funciona como uma solução de gestão rural. Dessa forma, ela é capaz de fornecer diversos dados para o melhor gerenciamento dos processos de plantio e colheita, bem como para outras atividades que podem ser otimizadas com o monitoramento climático e ambiental.

Quer saber sobre como essa tecnologia pode beneficiar as atividades rurais em Lucas do Rio Verde e por que investir nela? Continue lendo e veja o que preparamos!

Principais características da região de Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde, localizado em Mato Grosso (MT), é um dos 20 municípios de maior produção rural do país, sendo um dos 11 maiores de seu estado. Isso o coloca em destaque no cenário nacional, sendo referência em agricultura.

Grande parte de seu desempenho nessa área está relacionado aos fatores circunstanciais da região onde está localizado. Adiante, selecionamos alguns dos principais. Confira!

Clima

O clima de Lucas do Rio Verde é classificado como tropical de savana, com duas estações bem delimitadas: a chuvosa e a seca. A primeira acontece de setembro a abril, tendo uma média de umidade relativa do ar superior a 86%. Por outro lado, a média da umidade relativa do ar no período de seca (maio a setembro) costuma ser inferior a 40%.

A média anual de precipitação pluviométrica é de 2.333 mm, enquanto a temperatura média anual do município fica em 25C°.

Vegetação e hidrografia

Em Lucas do Rio Verde existe uma preponderância de cerrado e de vegetação arbórea densa (cerradão). Além disso, há matas ciliares, como as localizadas no Rio Verde, de onde provém parte do nome do município.

Relevo e solo

Há um predomínio de relevo plano na região, com solos areno-argilosos ou argilosos. Especificamente, o solo é composto de areias quartzosas, latossolos vermelho-amarelo distróficos (80%) e solos hidromórficos.

Relação entre clima e produção rural

As mudanças climáticas exercem grande papel na atividade rural, uma vez que chuvas, secas, geadas, entre outros fatores podem beneficiar ou comprometer a produtividade agrícola. Por isso, é importante monitorar as condições atmosféricas para tentar prever como elas estarão durante:

  • a preparação do solo;
  • o plantio;
  • o desenvolvimento da plantação;
  • a colheita.

Variações drásticas do clima, como granizo, período maior de chuvas ou estiagem prolongada podem exigir mudanças na condução da plantação, caso contrário, as chances de prejuízos aumentam. Em Lucas do Rio Verde, por exemplo, pode cair granizo e ficar mais de 100 dias sem chuva. É preciso se preparar para condições assim, a fim de proteger a plantação.

Para lidar com as mudanças climáticas é importante acompanhar dados meteorológicos precisos e, especialmente, em tempo real. Isso permite se antecipar a elas, protegendo, assim, a plantação, antecipando a colheita e adiando a semeadura — e isso ainda contribuir para evitar maiores danos.

Funcionamento de uma estação meteorológica

Estações meteorológicas, também conhecidas como estações climáticas, monitoram o clima e as condições atmosféricas em uma região. São compostas por diferentes equipamentos que avaliam diversos fatores da área em que estão.

A quantidade de análises varia de modelo para modelo, ou seja, pode-se encontrar estações com sensores que medem:

  • temperatura e umidade do ar;
  • temperatura do solo;
  • temperatura da água;
  • velocidade do vento (anemômetro);
  • a quantidade de chuva (pluviômetro);
  • a radiação solar (piranômetro);
  • pressão atmosférica;
  • radiação solar e, especificamente, índice de radiação ultravioleta (UV);
  • umidade do solo, entre outras variáveis (e equipamentos que as medem).

Quanto maior o número de sensores e instrumentos mensurando diferentes fatores meteorológicos, mais exata tende a ser previsão do tempo gerada para a propriedade rural em que essa tecnologia se encontra instalada.

Por que instalar uma estação meteorológica na propriedade rural

A instalação de uma estação meteorológica pode contribuir para potencializar os resultados de uma propriedade rural. Isso porque, como mencionado na introdução, ela é uma importante ferramenta de gestão agropecuária. Com sua tecnologia embarcada e sensorial, ela é capaz de monitorar as condições e mudanças meteorológicas em quesitos como:

  • umidade e condições de vento;
  • manejo de irrigação;
  • monitoramento de insetos;
  • conectividade com a gestão do negócio.

A coleta de dados e o processamento dessas informações são feitas automaticamente, ficando disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Outra vantagem é a informação personalizada com as características da propriedade, permitindo que o gestor rural saiba as condições climáticas em sua propriedade. Por exemplo, se houver duas ou mais fazendas monitoradas, cada uma receberá uma previsão customizada e que leva em conta as possibilidades de sua microrregião.

Com as informações fornecidas pela estação meteorológica, o produtor rural pode construir um Big Data com um histórico de registros que pode servir para a tomada de decisões futuras.

Ao produtor, o investimento nessa tecnologia passa a ser revertido em maior precisão na hora de plantar, durante o manejo e na colheita. Além disso, o revezamento de máquinas e aplicações entre as propriedades ganham maior autonomia, já que antes da execução o gestor rural terá as informações necessárias para esse processo na palma de sua mão.

Vale destacar que é literalmente na palma da mão, pois as ferramentas de tecnologia são compartilhadas em aplicativos disponíveis nos smartphones. Desse modo, o produtor recebe as informações e acessa tudo onde estiver e na hora que preferir, até mesmo em tempo real. Para isso, basta uma conexão com a Internet.

Como visto, uma estação meteorológica é capaz de contribuir de diversas maneiras para aprimorar a produção rural. Afinal, não só monitora o clima em Lucas do Rio Verde e, especificamente, o ambiente onde está sua propriedade rural, como permite a você combinar dados de diversos fatores da região. Em conjunto, eles possibilitam tomar melhores decisões sobre como conduzir o plantio e os demais processos de produção.

Quer saber mais sobre o funcionamento e a instalação de uma estação meteorológica? Entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos ajudar você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário