Por que garantir o equilíbrio do solo e quais os benefícios?

equilíbrio do solo
6 minutos para ler

O solo é a base vida terrestre, sendo o responsável pela diversidade biológica em seu interior e em sua superfície. Além de melhorar a produtividade na agricultura, o equilíbrio do solo é responsável pela saúde de todo o ambiente em torno da plantação.

Um solo saudável favorece a diversidade biológica na plantação, com a proliferação de micro-organismos essenciais ao seu desenvolvimento. Além disso, um solo em equilíbrio protege as plantas de pragas, reduz o uso de produtos químicos e influencia o clima da região.

Continue a leitura do artigo para ver esses tópicos em mais detalhes e conferir algumas boas práticas para preservação do solo. Acompanhe a seguir!

Quais os benefícios do equilíbrio do solo?

Para começar o artigo, vamos mostrar os principais benefícios de manter a saúde do solo em sua lavoura. Veja a seguir quais são eles.

Produção de comidas mais nutritivas

O potencial nutritivo dos alimentos depende intimamente do solo em que nascem. Quando em equilíbrio, o solo retém os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas e a saúde de quem as consome. Sua textura também é importante nesse aspecto, pois os nutrientes criam a maciez ideal que permite o pleno desenvolvimento das raízes, promovendo a sustentação da planta.

Criação de micro-organismos benéficos

Fungos e bactérias nem sempre são sinônimos de doença. Pelo contrário: a presença das espécies benéficas desses micro-organismos é um forte indicador de saúde na lavoura, já que representam 80% dos organismos vivos do solo. O ciclo de vida dos fungos e das bactérias é o que produz a biomassa — matéria orgânica que serve de alimento às plantas, induzindo seu crescimento natural.

O uso indiscriminado de pesticidas, fertilizantes e fungicidas é o principal responsável pela eliminação desses organismos, levando a um solo infértil e cada vez mais dependente de tratamentos químicos.

Redução de insetos, de doenças e de infecções

Assim como acontece no corpo humano, plantas mal nutridas são alvos fáceis de destruidores de plantações, como insetos, parasitas e doenças. Um solo em desequilíbrio produz plantas incapazes de se defenderem dessas ameaças, gerando perdas enormes para o produtor.

Já um solo em equilíbrio não apenas repele a ação desses agentes, como também produz condições naturais para que as plantas se defendam com pouca ou nenhuma interferência de produtos químicos.

Promoção da limpeza do ambiente

Os minerais e os micro-organismos presentes em um solo saudável promovem a reciclagem de nutrientes necessários à manutenção do ambiente como um todo. Essa ação evita o acúmulo de resíduos responsáveis pela poluição do ar e pela erosão do solo, proporcionando uma estrutura estável para o plantio, bem como um meio ambiente saudável.

Favorecimento do balanço hídrico

O balanço hídrico é a relação entre entrada e a saída de água do solo. Sua umidade ideal é importante tanto para a saúde da lavoura quanto para o seu manejo. Além de serem diretamente abastecidas pela água, as plantas dependem dos nutrientes dissolvidos nela para se alimentarem. O excesso ou a falta dela são igualmente prejudiciais à sua sobrevivência.

Ela também desempenha um papel importante na regulação de temperatura do solo e de suas atividades químicas, assim como na fotossíntese das plantas.

Manutenção do equilíbrio ambiental

O clima da região também é diretamente influenciado pela umidade do solo, pois a água é devolvida à atmosfera por meio da evaporação. Em vegetações nativas, esse processo se regula naturalmente; porém, na agricultura, ele precisa ser estimulado por meio de boas técnicas de cultivo, a fim de evitar danos ao meio ambiente.

Proteção da lavoura contra intempéries

Uma das maiores preocupações na agricultura são os efeitos negativos das mudanças climáticas. O excesso de chuvas, de ventos e de estiagem compromete a saúde das plantas e causa prejuízos à colheita. Por isso o equilíbrio do solo é tão importante: ele ajuda a protegê-lo dessas adversidades.

Como dito, a umidade apropriada é um importante regulador da temperatura do solo. Além disso, um solo devidamente protegido consegue abastecer as plantas em períodos de seca e preservar-se de chuvas fortes.

Quais ações garantem o equilíbrio do solo?

O equilíbrio do solo é o resultado da interação de diversos elementos no ambiente. Por isso, práticas sustentáveis que respeitem seu ecossistema são essenciais para a produtividade agrícola. Nesse caso, a agricultura de precisão é uma grande aliada, pois permite um melhor conhecimento da área de plantio e a utilização racional de recursos. 

Confira, a seguir, ações que garantem o correto equilíbrio do solo. 

Controle biológico de pragas

Essa técnica consiste na utilização de predadores naturais no controle de pragas e de doenças. Esses agentes previnem e impedem a proliferação desses inimigos, sem causar danos à colheita ou ao meio ambiente.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma técnica antiga, porém eficiente de preservar a fertilidade do solo. Ela consiste na alternância de espécies que reponham os nutrientes consumidos pela plantação anterior, diminuindo a necessidade de produtos químicos.

Prevenção de erosão

A erosão é uma das catástrofes mais danosas ao solo, sendo causada principalmente pela água e pelo vento. Existem várias técnicas de preservação nesse sentido, destinadas a criar barreiras de proteção. Entre elas, podemos citar o uso de resíduos e de vegetação para encobrir o solo, semeadura em contorno e barreiras naturais de proteção — como bambu e cana-de-açúcar, terraceamento e outros.

A relação entre o equilíbrio do solo e o ecossistema é de uma complexidade imensa. Por isso, todas as ações na agricultura devem ser cuidadosamente planejadas, a fim de evitar o desgaste do solo e a consequente perda da produtividade. Seguindo à risca as boas práticas de conservação, você contribuirá com o sustento da sua família, a saúde de seus consumidores e a preservação da natureza.

E você, o que faz para garantir o equilíbrio do solo na sua lavoura? Já conhecia a importância dessa prática? Deixe um comentário abaixo dizendo o que considera mais importante nesse assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário