Conheça 6 motivos  para instalar uma estação meteorológica de controle de clima na propriedade

estação meteorológica para fazenda
5 minutos para ler

O clima e suas variáveis são de longe a principal dor de cabeça do produtor rural. As mudanças climáticas são frequentes e produzir com tanta instabilidade de informação chega a ser um risco. Felizmente, é perfeitamente possível driblar esse problema com uma correta previsão de tempo, além de utilizar os eventos climáticos em benefício da propriedade.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura do artigo para conhecer as vantagens de se investir em uma estação meteorológica para fazendas. Acompanhe, a seguir!

1. Maior exatidão nas previsões

A tecnologia embarcada e sensorial nas estações permite que a área monitorada forneça os dados e informações de índices pluviométricos, vento, temperaturas e outros com exatidão. Assim, o produtor não precisa mais se basear em médias da região. O acesso é instantâneo às informações personalizadas da propriedade.

2. Tomada de decisões mais acertada

O sucesso do plantio está intimamente relacionado ao clima. Além de determinarem o crescimento da planta, a combinação entre temperatura e umidade pode favorecer ou impedir a proliferação de pragas e doenças na lavoura. Com os históricos de previsão das estações meteorológicas, você pode identificar padrões naquela região e se planejar para qualquer atividade.

Com os dados coletados de forma precisa, o produtor tem condições de saber exatamente quando iniciar os trabalhos de plantio, manejo e colheita. Da mesma forma, é possível se prevenir contra pestes antes que elas apareçam, evitando assim grandes prejuízos na plantação. O sistema automatizado, inclusive, envia informativos ao aparelho celular cadastrado com as principais alterações meteorológicas, para que você tenha o controle da sua propriedade onde quer que esteja.

3. Redução de custos

A exatidão em obter informações mais precisas e a assertividade na hora de realizar o manejo garante uma economia de tempo, serviço e dinheiro, além de uma melhor gestão financeira da fazenda. Por exemplo, sabendo quando aplicar um defensivo, em um intervalo de chuvas, haverá menos desperdício e necessidade de reaplicação se perdido por conta de chuva.

Ao mesmo tempo, os sistemas de previsão do tempo produzem um grande volume de dados automaticamente, que são transformados em informações úteis para o plantio. Com isso, economiza-se em mão de obra, que poderá ser aproveitada em outras atividades importantes.

4. Uso inteligente de recursos

O objetivo de todo produtor é atingir a máxima produtividade com o mínimo de recursos possíveis. Essa estratégia não é benéfica apenas para o seu bolso, mas também para o meio ambiente como um todo.

Tendo acesso aos índices pluviométricos da região, você reduz o desperdício de água ao irrigar a plantação apenas quando o clima exigir. Ao mesmo tempo, a irrigação será mais eficiente quando aplicada em períodos do dia de temperaturas mais baixas, evitando perdas por evaporação do solo e transpiração das plantas.

A absorção de nutrientes pela planta também é fortemente influenciada pelo clima. Assim, as previsões climáticas dão uma ideia de como anda a saúde da lavoura e ajudam a prever demandas nesse sentido, permitindo que você use a quantidade certa de insumos e no tempo mais adequado.

5. Prevenção contra perdas

Os maiores riscos da lavoura estão associados ao clima, como períodos longos de seca, chuvas intensas e rajadas de ventos. Como dito anteriormente, o ciclo de vida de pestes da plantação também é um risco associado às variações climáticas.

A maioria dos insetos e doenças dependem de certas faixas de temperatura e umidade para completarem seu ciclo reprodutivo. Conhecendo seus hábitos, o produtor pode se antecipar a esses surtos e adotar medidas preventivas para que sua produção não seja afetada. Com isso, evita-se o uso indiscriminado de pesticidas que poluem o meio ambiente e comprometem a qualidade do alimento.

Para cultivos que são mais sensíveis a certos fenômenos climáticos, é possível saber quando será necessário investir em proteções como quebra-ventos e outros tipos de barreira. Hoje em dia já existem diversas ferramentas tecnológicas para elevar a produtividade na agricultura.

Dito isso, investir em recursos como uma estação meteorológica para fazenda é um grande diferencial para o produtor em relação a seus concorrentes. Assim, você é capaz de produzir com mais qualidade, cortando gastos desnecessários e usando seus recursos com mais sabedoria.

Gostou das dicas que acabamos de passar? Quer receber notificações de mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail? Então não perca tempo e assine agora mesmo nossa newsletter!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário