Como fazer adequadamente a gestão de insumos agrícolas?

gestão de insumos agrícolas
4 minutos para ler

Uma das características de quem faz parte da cadeia do agronegócio é o gosto por trabalhar no campo. Não raro, as atividades administrativas ficam em segundo plano por não serem tão agradáveis como as demais. Contudo, fazer a gestão dos insumos agrícolas é um fator determinante para o sucesso do empreendimento, e quem não a faz corre o risco de ter grandes prejuízos.

A boa notícia é que há softwares e aplicativos bastante intuitivos que contribuem para otimizar e facilitar o controle de estoque e, assim, evitar a perda de produtos e de capital. Com alguns cuidados simples e uma boa dose de organização é possível reduzir custos e aumentar lucros.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você. Continue conosco e saiba como melhorar a gestão de insumos agrícolas!

Por que fazer a gestão de insumos agrícolas?

Sementes, fertilizantes, defensivos, materiais administrativos, peças, ferramentas de montagens são alguns exemplos dos diversos suprimentos em um estoque rural. Quando se pensa em todos os insumos e matérias-primas que otimizam e impulsionam a produção agrícola, fica fácil entender a importância de gerenciá-los, dado o valor que eles representam para o negócio.

Cada item exige cuidados sanitários e operacionais que, caso não sejam bem administrados, podem comprometer a produtividade e a qualidade dos produtos entregues ao consumidor. Por isso, a gestão de insumos se tornou uma estratégia de negócios no meio rural e é uma tarefa fundamental para quem deseja manter a boa reputação e a competitividade no mercado.

Uma má gestão de estoque significa desperdício de matéria-prima e, claro, de recursos financeiros, além de perda de tempo, já que as etapas deverão ser repassadas novamente. Ou seja, quem não se organiza compromete sua produção.

Entre os inúmeros benefícios de fazer uma gestão de insumos agrícolas, destacamos:

  • produtos disponíveis sempre que necessário;
  • recebimento de insumos de melhor qualidade;
  • redução de estoques, tanto na propriedade quanto no fornecedor;
  • redução de custos;
  • melhora da qualidade dos produtos.

Como melhorar a gestão de insumos na propriedade rural?

Existem inúmeros fatores que influenciam a gestão dos insumos agrícolas, tais como variações climáticas, disponibilidade de mão de obra, condições do solo, demanda e sazonalidade da cultura. Com tantas variantes, é essencial se organizar. Veja algumas dicas rápidas para isso.

Escolha um sistema de gestão eficiente

A tecnologia impulsiona o agronegócio e hoje vemos métodos ultrapassados de controle dar espaço para a Agricultura 4.0. Utilize os recursos tecnológicos a seu favor e gerencie de forma precisa o seu estoque. Softwares de gestão agrícola — como o da Agrus — facilitam as suas tarefas administrativas como:

  • estoques de insumos;
  • operações financeiras (a pagar e a receber);
  • planejamento da safra;
  • registro de manejo;
  • custos de produção.

Assim, você reduz erros de lançamento, tem leitura imediata do inventário e acesso a todos os dados da sua produção, o que permite um planejamento eficaz e a correção rápida de eventuais desvios. Ademais, consegue controlar os custos dos insumos, sem complicações.

Mantenha o inventário atualizado

Muitas propriedades têm escolhido manter volumes menores de insumos no estoque como uma vantagem competitiva no setor. Contudo, é essencial manter o inventário atualizado constantemente para que não falte matéria-prima nem que esteja em quantidade inferior à mínima necessária para a produção.

Estoque em locais adequados

É imprescindível atentar para o local e as condições da estocagem — mantenha-os livres de pragas e da umidade. Além disso, organização é palavra de ordem: separe insumos (defensivos não podem ter contato com nenhum outro produto) e controle suas datas de vencimento.

Negocie com os fornecedores

Para conseguir manter um estoque enxuto é crucial negociar com os fornecedores para acertar prazos, preços e formas de pagamento. A antecipação permite maior flexibilidade e garante as melhores opções para que a falta de insumos não prejudique a sua produção.

Como você pôde ver, a gestão de insumos agrícolas é uma estratégia essencial para o sucesso do negócio. A adoção de um software especializado nessa esfera garante um controle mais eficiente, o que reduz os custos de produção e aumenta a margem de lucro.

Gostou das dicas que trouxemos no artigo? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que seus contatos também saibam disso!

Você também pode gostar

Deixe um comentário