O que é governança corporativa e sua importância em empresas rurais

o que é governança corporativa
6 minutos para ler

Você sabe o que é governança corporativa? Esse termo refere-se ao sistema de gerenciamento de uma empresa como um todo. Nisso estão incluídos seus processos operacionais, suas normas internas, sua adequação às legislações, o relacionamento entre os sócios e as demais práticas de boa gestão que garantam sua credibilidade. Isso também se aplica a empresas familiares, pois ajuda a fortalecer a estrutura organizacional existente entre seus membros.

Uma governança de excelência é marcada pela transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Isso quer dizer que a empresa precisa prestar esclarecimentos de suas atividades a qualquer parte interessada. Ao mesmo tempo, deve prezar pela sustentabilidade do negócio e pelo tratamento igualitário de todos os sócios envolvidos.

Continue a leitura deste artigo para entender o que é governança corporativa na prática e saber como aplicá-la no seu negócio rural!

Quais ferramentas de negócio podem ajudar na governança corporativa?

Os princípios da governança corporativa se aplicam a todos os níveis hierárquicos dentro das empresas, independentemente de seu tamanho ou da natureza de seu negócio. Para que as práticas fiquem bem-estruturadas, é imprescindível lançar mão de técnicas e ferramentas específicas. Veja a seguir o que fazer para alcançar os resultados esperados:

Compliance empresarial

Compliance é um termo de origem inglesa que pode ser traduzido como “conformidade” ou “obediência”. A palavra descreve ao ato de obedecer a regras, ordens ou pedidos. Ao mesmo tempo, também pode se referir à habilidade de agir de acordo com determinadas normas e legislações.

A compliance atua de duas formas dentro do contexto empresarial. De um lado, existe a conformidade com as normas externas, as quais regulamentam o funcionamento da empresa como um todo dentro de sua indústria. Do outro, existe a conformidade com os processos aplicados internamente na organização.

Os dois tipos de compliance são complementares um ao outro e precisam ser seguidos à risca, uma vez que sua violação pode resultar em penalidades para a empresa. Apesar de serem tratadas com menos rigor pela lei, as pequenas e microempresas ainda estão sujeitas às legislações brasileiras que tratam da integridade de pessoas jurídicas.

Auditoria interna

Auditorias internas são atividades de consultoria que visam melhorar a eficiência nas operações internas de uma empresa. O trabalho dos auditores consiste em examinar o dia a dia organizacional para localizar falhas operacionais e áreas que precisam de melhorias, para que a instituição funcione com o máximo de sua eficiência.

As auditorias internas também são capazes de identificar atividades fraudulentas que estejam colocando seu negócio em risco, como roubos praticados por funcionários e adequação a normas governamentais. Em outras palavras, esse recurso é um grande aliado das práticas de compliance.

Auditorias internas são investimentos de longo prazo que deveriam estar nos planos de qualquer empresa, principalmente as de natureza familiar. Além de otimizar a performance do negócio, elas são essenciais para evitar problemas que culminem em punições perante a lei.

Gestão de riscos

Como o nome já sugere, a gestão de riscos compreende processos que ajudam a identificar e controlar ameaças contra uma empresa. Quando feito corretamente, esse procedimento é totalmente eficaz em conter riscos antes que apareçam, em vez de apenas lidar com os já existentes.

As oportunidades de um negócio também estão incluídas nesses processos. Uma empresa pode aceitar um risco em vez de rejeitá-lo, caso os impactos estejam dentro da sua faixa de tolerância e tenha resultados positivos com essa decisão.

Todo negócio está sujeito a vulnerabilidades que são inerentes às atividades exercidas. Os produtores rurais precisam lidar com inúmeras variabilidades em seu setor, como condições climáticas, pragas e doenças na lavoura, transformações no mercado, sucessão familiar no agronegócio e muitas outras.

A gestão de riscos é a ferramentas que dá poder ao empreendedor para enfrentar desafios que possam comprometer a vitalidade do negócio. Por isso, é essencial para que as empresas possam garantir sua existência no futuro.

Quais soluções são oferecidas pela Agrus?

A Agrus atua no fornecimento de soluções tecnológicas para agricultores, que incluem tanto produtos quanto serviços de consultoria. Por entendermos a importância da governança corporativa para empresas rurais, não poderíamos deixar de desenvolver recursos específicos para essa necessidade. Confira nossa contribuição nesse quesito.

Software de gestão de processos agrícolas

O cenário agrícola atual impõe novos desafios ao produtor rural, que precisa lidar com transformações frenéticas de mercado, maior demanda por alimentos, concorrências mais acirradas e outras situações penosas que ameaçam a estabilidade do negócio.

Em um cenário cada vez mais arriscado, cresce a necessidade de que as empresas rurais incorporem soluções tecnológicas em todas as suas etapas da produção. Foi pensando nisso que companhias do mundo todo começaram a desenvolver uma gama de sistemas computadorizados, visando ao aumento da eficiência no agronegócio.

O software de gestão de processos agrícolas foi a maneira que a Agrus encontrou de otimizar os processos administrativos de nossos clientes. Com essa ferramenta, os agricultores ganham autonomia para superar os obstáculos impostos pelo mercado atual enquanto impulsionam sua produtividade.

Auxílio em governança corporativa

Um dos maiores entraves para a longevidade de empresas familiares é a própria gestão do negócio. Muitos produtores rurais não se enxergam como líderes de empresas e, por isso, oferecem muita resistência em modernizar suas fazendas. Esse bloqueio gera falhas na gestão que podem resultar na falência do negócio dentro de poucos anos.

Como micro e pequenas empresas contam com recursos limitados para sua gestão, a melhor forma de garantir o sucesso nos seus investimentos é procurando auxílios especializados de que já atua nessa área.

O auxílio em governança corporativa é outra iniciativa da Agrus pensada na preservação dos negócios agrícolas familiares. Nosso objetivo é ajudar os produtores a profissionalizarem sua gestão, fornecendo as ferramentas certas para que a fazenda possa competir no mercado no mesmo patamar que as grandes empresas.

Você acaba de saber o que governança corporativa e sua importância para empresas rurais familiares. A Agrus é uma empresa de soluções agrícolas que oferece todo o suporte necessário para que você implemente as melhores práticas de gestão na sua fazenda. Nossas tecnologias agrícolas, aliadas aos nossos conhecimentos técnicos e práticos, fornecem o que há de mais essencial para o sucesso dos agricultores.

Entre em contato agora mesmo conosco para conhecer nossos produtos e serviços que vão ajudar você a conquistar a excelência na sua governança!

Você também pode gostar

Deixe um comentário