Saiba como escolher o melhor software agrícola para o seu negócio

software agrícola
6 minutos para ler

Um software agrícola é um sistema de gestão voltado para processos do agronegócio, que objetiva o aumento da produtividade e a redução de custos. Ele automatiza várias operações das propriedades rurais, agregando eficiência às atividades e estimulando o crescimento do negócio.

A agricultura moderna vai muito além de apenas cultivar plantas, pois envolve todo um processo de monitorar as propriedades da lavoura, gerenciar as finanças, controlar estoques, ferramentas, pessoal e muitas outras responsabilidades. Tudo isso pode ser otimizado com a ajuda dessa ferramenta.

Continue a leitura para conhecer todos esses benefícios e aprenda a escolher o melhor software agrícola para a sua propriedade!

Conheça as principais características dos softwares agrícolas

Hoje, já existe a noção de que atividades agrícolas são verdadeiros negócios, o que torna as ferramentas automatizadas cada vez mais essenciais para o progresso do setor. Graças aos avanços da tecnologia, o produtor já pode gerir suas funções com mais organização, lucratividade e sustentabilidade.

A seguir, confira como os softwares agrícolas podem ajudar nesse sentido.

Controle de processos produtivos

Os softwares agrícolas conseguem produzir análises detalhadas da área de plantio e previsões baseadas nos históricos da região. Por meio deles, é possível manter um registro com todas as aplicações de fertilizantes, produtos químicos, irrigações e muito mais, para que você saiba exatamente quando aplicar os insumos novamente e em quais quantidades.

Ainda, eles também guardam históricos sobre as atividades climáticas da região, para que você identifique a melhor época de plantio e tenha uma ideia do que esperar em cada estação do ano.

Por fim, essa ferramenta é uma grande aliada da agricultura de precisão e outras técnicas que visam um plantio mais eficiente, pois oferecem uma gama de recursos que facilitam o trabalho do engenheiro agrônomo.

Controle de estoque de matéria-prima

O controle de estoques desempenha um papel muito importante no gerenciamento de propriedades rurais, pois é necessário que a quantidade exata de itens esteja sempre disponível no momento correto. Ter pouca matéria-prima estocada compromete o fluxo da produção, enquanto seu excesso gera gastos excessivos com armazenagem.

Nesse sentido, um bom software de gestão agrícola garante uma maior eficiência dessa etapa, pois ajuda a organizar os itens do seu estoque e calcular a quantidade necessária para suprir as suas demandas.

Gestão de mão de obra, fornecedores e controle financeiro

Os softwares agrícolas promovem uma melhor coordenação entre os colaboradores ao facilitarem o fluxo de informações. Esse é um recurso essencial até mesmo para as propriedades familiares, uma vez que a comunicação entre seus membros também pode ficar prejudicada no dia a dia.

Além disso, conectam todas as etapas da cadeia produtiva, desde a primeira aquisição com os fornecedores até a entrega do produto final para o cliente. Automatizar esse processo otimiza o fluxo de caixa, pois elimina aqueles trabalhos manuais que tomam boa parte do dia e os executa com muito mais precisão.

Saiba quais são os recursos essenciais em um software agrícola

Escolher o melhor software agrícola parece complicado em meio a tantas opções disponíveis. É verdade que a opção depende, principalmente, das necessidades de cada negócio, mas existem alguns recursos que são indispensáveis para uma ótima experiência. Acompanhe!

Facilidade de uso

Quando alguém toma a decisão de investir em uma nova ferramenta, é porque espera que seu trabalho seja otimizado de alguma forma. Por isso, o software agrícola ideal deve ser intuitivo, ou seja, de fácil utilização pelo usuário. Alguns desenvolvedores oferecem interfaces com glossários e tutoriais de navegação, por exemplo.

Ainda, é muito importante verificar como o software se adapta a diferentes dispositivos, para que você tenha a liberdade de usá-lo em qualquer um dos seus aparelhos de trabalho, sejam computadores, smarphones, tablets etc.

Funcionamento off-line

Sabemos que o acesso a tecnologias no campo pode ficar comprometido pela dificuldade de acesso à internet. Por esse motivo, é imprescindível que o software escolhido tenha recursos off-line, que podem ser usados mesmo quando o dispositivo não está conectado a nenhuma rede.

Nesse caso, o programa faz suas atualizações de forma automática assim que a conexão com a internet for restabelecida. Esse recurso é igualmente útil para quem trabalha com dois ou mais aparelhos, pois as informações são sincronizadas em questão de segundos.

Armazenamento e backups na nuvem

A nuvem é uma tecnologia de armazenamento online que permite aos usuários acessar seus dados por meio da internet. Trata-se de um recurso muito útil para quem precisa ter suas informações em mãos o tempo todo, uma vez que dispensa a transferência manual de arquivos entre um dispositivo e outro.

Ao contrário do que pode parecer, os sistemas em nuvem oferecem muito mais segurança do que o armazenamento tradicional, pois contam com o máximo de proteção contra acessos indevidos, já que o administrador do software tem total controle sobre quem pode ou não acessar seus arquivos.

Além disso, os backups automáticos impedem que seus dados mais importantes sejam perdidos, por falhas técnicas ou erros humanos.

Produção de relatórios para análises e tomadas de decisão

O cumprimento das metas dentro de uma empresa está diretamente associado à sua capacidade de coletar e analisar dados provenientes de múltiplas fontes. Essa estratégia é essencial para a tomada de decisões porque fornece informações precisas sobre a saúde do seu negócio.

Logo, as propriedades rurais têm muito do que se beneficiar de um software agrícola nesse sentido, pois essa ferramenta é capaz de reunir uma enorme quantidade de dados variáveis e transformá-los em relatórios de fácil entendimento para você e sua equipe.

Isso permite a monitoração constante do andamento dos seus projetos e compartilhamento das informações obtidas com os demais colaboradores, tudo de forma prática e ágil.

Muitos acreditam que um software agrícola serve apenas para as grandes propriedades rurais. A verdade é que negócios de qualquer escala podem e devem se beneficiar dessa poderosa ferramenta de gestão. 

Agora que você já conhece as funcionalidades e sabe o que considerar na hora da compra, que tal dar o próximo passo e conhecer as opções disponíveis no mercado? Temos uma solução que pode ser exatamente o que você está procurando. Entre em contato com a Agrus e veja como o seu negócio pode crescer com a nossa ajuda!

Você também pode gostar

Deixe um comentário