O que é tecnologia de aplicação?

tecnologia de aplicação
4 minutos para ler

Tecnologia de aplicação é um conjunto de práticas que visa a aplicação de um produto biologicamente ativo em um alvo da forma mais eficiente. Ela usa todos os conhecimentos científicos da agricultura para aplicar apenas a quantidade necessária de produto, diminuindo os custos e a contaminação do meio ambiente. Por isso, é considerada uma aliada da agricultura de precisão.

Agora que já explicamos o que é a tecnologia de aplicação em termos gerais, vamos mostrar também como ela interage com os demais elementos da agricultura e os seus benefícios para a propriedade rural. Continue a leitura para conferir!

Quais fatores interferem na tecnologia de aplicação?

A eficácia na aplicação de defensivos está diretamente associada aos elementos que compõem o meio rural, como tipo de cultura, praga, produto aplicado, máquinas e ambiente de aplicação. Não levar em conta esses fatores resulta em grandes prejuízos, decorrentes da perda da lavoura e do desperdício de insumos.

O meio ambiente também é fortemente prejudicado com a aplicação excessiva e incorreta de produtos químicos agrícolas. 

Tendo essas questões em mente, veja, com mais detalhes, os fatores que interferem no uso dessa tecnologia. 

Alvo

O alvo é a praga, a planta ou a doença no qual o produto será aplicado. O desconhecimento do alvo leva à utilização de produtos ineficientes e à dosagem inadequada.

Produto ativo

As propriedades do defensivo a ser aplicado devem estar de acordo com as características do alvo, assim como sua dosagem deve condizer com a extensão do problema. Pouco produto não será efetivo para acabar com a questão, enquanto produto demais pode contaminar a lavoura.

Além disso, o manejo do produto deve oferecer segurança tanto ao aplicador quanto ao meio ambiente.

Momento da aplicação

Este item refere-se ao estágio de evolução do alvo. Em estágios iniciais, a sensibilidade ao produto é maior do que em estágios avançados, permitindo um controle mais eficiente, com menos produtos e recursos e maiores chances de sucesso.

Equipamentos

A eficiência na aplicação dos produtos está diretamente relacionada ao uso correto dos equipamentos. Os bicos de pulverização são o fator mais importante aqui, pois eles determinam o volume e a uniformidade de aplicação do produto no alvo.

As especificações dos equipamentos, bem como sua regulagem, devem ser determinadas por um engenheiro agrônomo. Além disso, eles devem ser inspecionados cuidadosamente antes de cada aplicação.

Ambiente

O clima da região é determinante para o sucesso da aplicação. As condições ideais de aplicação são com temperaturas entre 20°C e 30°C, umidade relativa mínima de 60% e ventos abaixo de 10 km/h. Temperaturas muito elevadas causam a evaporação dos defensivos; a baixa umidade interfere na absorção, e ventos fortes causam deriva — quando as gotículas pulverizadas se desviam do alvo.

Quais os benefícios da tecnologia de aplicação?

Toda inovação surge a partir de novas necessidades do mercado e da sociedade. A agricultura sempre foi muito vulnerável, sobretudo em decorrência das variações climáticas, o que acaba comprometendo a rentabilidade da propriedade rural. Além disso, os defensivos agrícolas usados são largamente criticados pelos seus danos à natureza, à saúde humana e à própria lavoura.

Esses são os dois maiores problemas que a tecnologia de aplicação pretende solucionar. Com isso, o agricultor e sua família podem se beneficiar de:

  • maior eficiência nas operações, com menor alocação de recursos para o extermínio de ameaças;
  • aumento da renda familiar, graças à economia gerada pela eficiência;
  • maior produtividade da fazenda, já que o uso inteligente de defensivos garante a saúde das plantas, do solo e da água;
  • melhor gestão financeira da fazenda;
  • produtos saudáveis e de maior qualidade.

Os vários setores da economia já utilizam a tecnologia como alicerce em suas atividades. Os produtores do campo são amplamente beneficiados pela tecnologia de aplicação, já que ela transforma a agricultura em uma fonte de renda mais sólida. Assim, não há mais desculpas para não adotar essa solução na sua propriedade!

Gostou do artigo? Já tinha ouvido falar da tecnologia de aplicação? Deixe um comentário contando o que você achou do assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário