Quais são as vantagens da agricultura de precisão?

vantagens da agricultura de precisão
3 minutos para ler

Os computadores de bordo em máquinas agrícolas foram o primeiro passo da caminhada tecnológica na agricultura. Hoje, existe uma variedade de dispositivos capazes de mapear os solos, administrar o uso de insumos, fazer o controle de pragas, acompanhar o clima e vários outros procedimentos da produção agrícola.

A agricultura de precisão é um conjunto de práticas que tem como objetivo produzir mais alimentos com mais qualidade, usando menos recursos e poupando custos. Tudo isso é feito com a ajuda de softwares, aplicativos, sensores e outras tecnologias, que também colaboram com a substituição de práticas prejudiciais à natureza e à saúde humana por alternativas mais naturais.

Fizemos este artigo para que você conheça todas as vantagens da agricultura de precisão para a sua fazenda. Continue a leitura para conferir!

Mapeamento da produção

A coleta de dados sobre o solo e as características fisioquímicas da planta é a primeira etapa da agricultura de precisão. Por meio de ferramentas digitais capazes de medir esses parâmetros, o agricultor consegue determinar as condições ideais de plantio para que a cultura atinja seu pleno desenvolvimento.

Existem vários programas e aplicativos desenvolvidos para o mapeamento da agricultura. Eles podem ser usados sozinhos ou em conjunto com outros equipamentos para monitorar a umidade do solo, a entrada e saída de fertilizantes, condições climáticas e muito mais. Também já é possível contar com o auxílio de sensores que fazem a coleta de informações e operam automaticamente ou à distância.

As informações fornecidas pelos sistemas permitem a criação de um banco de dados com o perfil da propriedade. Com isso, o produtor consegue categorizar as áreas de plantio e criar estratégias que melhor atendam a cada uma delas, além de identificar as zonas mais lucrativas. Características e particularidades são mantidas com o diagnóstico personalizado para área rural.

Maior otimização dos recursos

Com a agricultura de precisão, o produtor utiliza apenas a quantidade necessária dos recursos direcionados à colheita. Isso traz um grande benefício econômico para o negócio, tanto na quantidade quanto na qualidade do alimento que será produzido, pois seus valores nutricionais e seu sabor característico serão preservados.

A agricultura de precisão diminui significativamente o uso de pesticidas, pois permite identificar, monitorar e até mesmo prever pragas que causam prejuízos à cultura, adotando métodos naturais de combate a elas.

Isso representa um enorme benefício para o meio ambiente e a população, que poderá consumir alimentos mais saudáveis e com menos produtos químicos.

Mais oportunidades de crescimento

A otimização de custos permite vislumbrar novos investimentos. Com o planejamento e a gestão operacional e estratégica, é aberta a possibilidade de tomadas de decisão futuras, incluindo o reinvestimento e construção de novas benfeitorias na propriedade.

Da mesma forma, a consultoria agronômica faz com que as informações sejam utilizadas adequadamente, subsidiando práticas e investimentos mais certeiros na propriedade com redução de desperdícios.

As vantagens da agricultura de precisão são inúmeras. Elas reflete em economia para o agricultor, melhor aproveitamento de produtos e mão de obra, resultados rápidos e certeiros, mais saúde para os consumidores e produção consciente em acordo com o meio ambiente.

Gostou das vantagens de investir na agricultura de precisão? Compartilhe agora mesmo este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esses benefícios!

Você também pode gostar

Deixe um comentário